"A INDÚSTRIA MINERAL PAULISTA"

Thais Nunes - 22 maio de 2017

Em março deste ano, o Comitê da Cadeia Produtiva da Mineração (Comin) da Fiesp lançou o livro “A indústria mineral paulista: síntese setorial do mercado produtor”. A divulgação foi realizada na sede da Fiesp durante reunião plenária, com a presença de várias autoridades do setor.

“O livro nasceu da necessidade de retratar para a sociedade, de forma simples, a importância que os bens minerais têm para a pujança industrial da maior economia do país. O trabalho teve início a partir da coleta de dados e informações que estavam disponíveis de forma dispersa sobre cada segmento do setor produtivo”, explicou Eduardo Rodrigues Machado Luz, diretor titular do Comin.

De acordo com a geóloga Gláucia Cuchierato, consultora do Comin da Fiesp, e uma das responsáveis pela elaboração do livro, em menos de dois meses após o seu lançamento, "a publicação já é usada em trabalhos de graduação, pós-graduação e apresentações ", disse.

Além disso, a Library of Congress de Washington D.C, a maior biblioteca do mundo, solicitou uma versão impressa da publicação, o que dará grande visibilidade ao trabalho.

Lançamento do livro “A indústria mineral paulista: síntese setorial do mercado produtor”. (Foto: Helcio Nagamine/Fiesp)

Para a elaboração do livro, o mercado produtor paulista foi dividido nas seguintes categorias: agregados para construção, água mineral, rochas calcárias, areia industrial, rochas fosfáticas, argilas, outros minerais industriais, rochas ornamentais e para revestimento. Também são abordadas a indústria mineral brasileira, as indústrias consumidoras e os principais desafios do setor.

Atualmente, o Estado de São Paulo é o maior consumidor de bens minerais do hemisfério sul, caracterizado pelo consumo essencialmente local e regional. Considerando o valor da produção mineral, ocupa o 4º lugar no ranking brasileiro, após Minas Gerais, Pará e Goiás.

Para ler a publicação, acesse aqui.

FIQUE POR DENTRO

Inscreva-se na nossa Newsletter e receba as principais notícias de mineração!

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Renovação da Licença de Operação: CETESB ou IBAMA

Interpretação equivocada da lei cria embate técnico em minerações desenvolvidas em divisa de estados ou em rio federal
Ler Matéria

IBRAM ANUNCIA PORTAL DA MINERAÇÃO

Em Reunião Plenária do COMIN-FIESP o diretor de comunicação do IBRAM, Paulo Henrique Soares, apresentou plano estratégico para dar visibilidade ao setor mineral
Ler Matéria

PRESIDENTE DA CETESB PARTICIPA DE REUNIÃO VOLTADA À MINERAÇÃO

Dr. Carlos Roberto dos Santos esteve presente para parabenizar os participantes e dizer que a CETESB está aberta ao diálogo com o setor.
Ler Matéria

INVESTIMENTO FEDERAL EM INFRAESTRUTURA

Governo Federal informa que investirá fortemente em infraestrutura até o final de 2018
Ler Matéria

FALE CONOSCO

ENDEREÇO

Rua Santa Cruz, 838

TELEFONE

(11) 5081-5454