II WORKSHOP – MINERAÇÃO EM RESERVATÓRIOS

Divulgação MGA - 29 junho de 2017

Em 21 de junho deste ano ocorreu o II Workshop “Mineração em Reservatórios”, na cidade de Bauru, interior do estado de São Paulo. O evento promovido pela empresa AES Tietê contou com a participação e palestras dos representantes da Subsecretaria de Mineração, da CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, do DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral, do Sindareia - Sindicato das Indústrias de Extração Areia do Estado São Paulo, além da Gerência Jurídica da AES – Tietê.

Durante a abertura do evento, o engenheiro de minas, José Jaime Sznelwar, subsecretário de mineração, fez questão de esclarecer os trabalhos realizados, incluindo uma visita conjunta entre os técnicos da Subsecretaria, Sindareia e AES Tietê, conhecendo todos os empreendimentos minerários abrangidos pelos reservatórios da empresa. Sznelwar ressaltou que existem empreendimentos muito bem instalados e que honram a atividade e completou “alguns poucos exemplos deveriam repensar sua forma de trabalho, melhorar muito, pois não é mais possível desenvolver a atividade daquela forma”.

Banner do workshop promovido pela AES Tietê (Foto: Divulgação)

A representante da AES Tietê, Annelise Abi Ramia, citou as obrigações legais impostas pela concessão obtida, bem como o respeito às questões contratuais e fez um resumo dos trabalhos desenvolvidos pela empresa nestes últimos anos. Annelise esclareceu que existem mais de 70 processos de minerações devidamente encaminhados e seguiu dizendo sobre os processos protocolados que “Assim como existem boas empresas com excelentes trabalhos e boas empresas com péssimos trabalhos, também existem boas consultorias e outras nem tanto.”.

A engenheira Sandra Maia, representante do Sindareia, ressaltou o “ambiente colaborativo” como a palavra de ordem do encontro e agradeceu o apoio técnico recebido da empresa MGA. O Sindareia apresentou contribuições e sugestões para o aprimoramento do mecanismo de obtenção de promessas e contratos de uso de bordas e de extração mineral nos reservatórios sob a concessão da AES, o que poderá auxiliar na tramitação dos processos de regularização das empresas mineradoras. Nesta mesma época do ano que vem, já está definido um próximo evento para acompanhar os resultados destes trabalhos.

FIQUE POR DENTRO

Inscreva-se na nossa Newsletter e receba as principais notícias de mineração!

NOTÍCIAS RELACIONADAS

AMAVALES ENTREGA IMPORTANTE PROJETO AO CBH-RB

O projeto pretende auxiliar na prevenção do uso de águas contaminadas provenientes dos aquíferos da região.
Ler Matéria

MULTIAMBIENTE PARTICIPA DO "UNIVERSITY CONSORTIUM"

O evento aconteceu entre os dias 6 e 8 de junho deste ano em Guelph, Ontário, Canadá
Ler Matéria

GEÓLOGO DO GRUPO MGA MINISTRA PALESTRA NA FMU

A apresentação abordou aspectos econômicos, operacionais e ambientais do setor mineral nacional para estudantes do curso de engenharia ambiental
Ler Matéria

MISSÃO EMPRESARIAL NO EXTERIOR

Delegação brasileira apresenta suas experiências e busca conhecer boas práticas na mineração e indústria europeia.
Ler Matéria

FALE CONOSCO

ENDEREÇO

Rua Santa Cruz, 838

TELEFONE

(11) 5081-5454