MULTIAMBIENTE PARTICIPA DO "UNIVERSITY CONSORTIUM"

Divulgação MGA - 29 junho de 2017

A Multiambiente Consultoria, empresa coligada à MGA, esteve presente no The University Consortium for Field-Focused Groundwater Contamination Research, que aconteceu entre os dias 6 e 8 de junho deste ano, em Guelph, Ontário, Canadá. A Multiambiente foi representada pelo geólogo Paulo Lojkasek Lima, gerente técnico do Departamento de Gestão de Áreas Contaminadas e Redesenvolvimento de Brownfields da Multiambiente, que apresentou parte dos resultados de seu trabalho de doutoramento desenvolvido no Instituto de Geociências (IGc-USP), na seção de painéis do evento. Além de participar do evento, Paulo Lima esteve presente por duas semanas como pesquisador visitante no G360 Institute for Groundwater Research, na Universidade de Guelph.

Esta edição do University Consortium celebrou os 30 anos de sua existência, sendo uma associação informal de uma rede de indústrias patrocinadoras, compostas por empresas de grande porte dos segmentos de óleo e gás, químico, aeroespacial e energético. Conta também com a colaboração de diversas universidades internacionais, principalmente norte-americanas e canadenses. Como parte desta associação, foram desenvolvidas ao longo dos últimos 30 anos as principais pesquisas focadas no desenvolvimento de métodos laboratoriais e tecnologias de campo para investigação e remediação de áreas contaminadas, assim como um vasto acervo bibliográfico, vinculado aos diversos artigos técnicos e publicações de livros de referência.

Dr. John A. Cherry em sua apresentação de abertura do evento. (Foto: Divulgação)

Dentre os principais temas discutidos durante o evento, destaca-se a utilização de sistemas on-line e automatizados de monitoramento de água subterrânea em zonas remotas e o desenvolvimento das pesquisas para melhor quantificação, caracterização e remediação de novos contaminantes, tais como os compostos perfluorados (PFAS e PFOS) e farmacêuticos. Segundo o Dr. John A. Cherry, diretor do evento e cientista renomado no assunto, este tema representa o "terceiro grande marco" do desafio científico na área de hidrogeologia de contaminantes, após o aparecimento dos compostos em fase líquida não aquosa - LNAPLs e DNAPLs.

FIQUE POR DENTRO

Inscreva-se na nossa Newsletter e receba as principais notícias de mineração!

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CLIENTE MGA INAUGURA NOVA LOJA EM LINS

“Acompanhamos de perto toda a evolução da empresa” afirma Henrique Yoshikawa, sócio diretor da MGA
Ler Matéria

AMAVALES ENTREGA IMPORTANTE PROJETO AO CBH-RB

O projeto pretende auxiliar na prevenção do uso de águas contaminadas provenientes dos aquíferos da região.
Ler Matéria

II WORKSHOP – MINERAÇÃO EM RESERVATÓRIOS

Empresa AES – Tietê promove debate e busca soluções compartilhadas
Ler Matéria

GEÓLOGO DO GRUPO MGA MINISTRA PALESTRA NA FMU

A apresentação abordou aspectos econômicos, operacionais e ambientais do setor mineral nacional para estudantes do curso de engenharia ambiental
Ler Matéria

FALE CONOSCO

ENDEREÇO

Rua Santa Cruz, 838

TELEFONE

(11) 5081-5454