TARDE SETEMBRINO PETRI 2018

Thaís Nunes - 28 setembro de 2018

Na última terça feira (25/09), o Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo reuniu alunos, ex-alunos e professores para a tradicional “Tarde Setembrino Petri”. Na edição deste ano, o evento contou com a palestra “Contribuições do Prof. Setembrino Petri para o entendimento das bacias da margem atlântica”. A abertura ficou por conta do Rômulo Machado, geólogo e professor universitário da USP e a palestra foi ministrada pelo professor André Negrão, autor de um dos capítulos do livro “Setembrino Petri, do Proterozoico ao Holoceno” que será lançado até o final da próxima semana.

Ao longo do encontro, André mostrou os principais trabalhos de Setembrino, enquanto ele acompanhava a apresentação na primeira fila ao lado de sua esposa e de um dos principais expoentes da mineralogia do Brasil, José Moacyr Vianna Coutinho. Segundo levantamento feito pelo palestrante, as pesquisas relacionadas às bacias da margem atlântica avançaram significativamente após as contribuições de Setembrino. Isso aconteceu “a partir de 1957, quando a Petrobras contratou o professor Petri e deu início ás campanhas de perfuração de poços que promoveram grande impacto no conhecimento estratigráfico destas bacias” que possibilitou as primeiras descobertas de petróleo em nosso país.

Além das investigações estratigráficas, Petri também participou de pesquisas relativas aos foraminíferos (organismos unicelulares marítimos) encerrando seus trabalhos com a pesquisa intitulada “Foraminíferos Cretáceos de Sergipe”, publicada em 1962 no Boletim n° 265 da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP. De acordo com dados divulgados por André, “foram caracterizadas 96 espécies de foraminíferos, sendo 49 novas e outras 25 por definir”.

O fechamento da Tarde Setembrino Petri foi feito pelo próprio professor emérito com inúmeros agradecimentos aos organizadores, a todos que participaram e a MGA que patrocina o evento a cerca de sete anos. Ele também parabenizou André Negrão pela homenagem e posou para fotos com alunos, ex-alunos e colegas de profissão.

O momento mais esperado da "Tarde Setembrino Petri" (Foto: Thaís Nunes)

FIQUE POR DENTRO

Inscreva-se na nossa Newsletter e receba as principais notícias de mineração!

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ASSEMBLEIA CONJUNTA

Entidades do Setor de Agregados realizam Assembléia Conjunta.
Ler Matéria

IMPORTÂNCIA DOS AGREGADOS NA ECONOMIA BRASILEIRA

Com base em pesquisas e estudos, entenda a relevância do setor de agregados para construção civil na economia brasileira!
Ler Matéria

PESQUISA MINERAL APLICADA AO MERCADO DE AGREGADOS

Na busca por maior produtividade a menor custo, a pesquisa mineral vem se mostrando uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da mineração de agregados.
Ler Matéria

MGA UTILIZA DRONE NOS SEUS TRABALHOS

Com o intuito de oferecer um diferencial a seus clientes, a MGA adquiriu recentemente um drone para obter dados mais precisos nos trabalhos de campo.
Ler Matéria

FALE CONOSCO

ENDEREÇO

Rua Santa Cruz, 838

TELEFONE

(11) 5081-5454