PARQUE JEQUITIBÁ

Divulgação MGA - 16 agosto de 2019

A região metropolitana de São Paulo ganhou um novo espaço de lazer com a abertura do Parque Jequitibá, localizado na divisa dos municípios de Cotia, Embu das Artes, Taboão da Serra, Osasco e São Paulo. O terreno possui 1,3 milhão de metros quadrados e possui uma importante área remanescentes de floresta da Mata Atlântica. O projeto era um sonho antigo dos moradores da região que participaram ativamente do planejamento e da definição do Plano Diretor, assim como à MGA que também ofereceu suas contribuições.

Criado pelo Decreto Estadual nº 50.597, de 27/03/2006, o Parque Jequitibá (anteriormente conhecido como Parque Tizo), foi desenvolvido com o apoio de empresas e especialistas que doaram horas técnicas para elaboração do diagnóstico da área, para montagem do plano executivo e do Plano Diretor. A MGA foi uma dessas empresas, que utilizou de seus conhecimentos na recuperação de áreas degradadas e nos usos alternativos para locais utilizados pelas atividades de mineração, para ajudar a construir um ambiente que fosse recreativo, educativo e pudesse ainda preservar as espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção.

Foram doadas pela MGA cerca de 260 horas técnicas para o Governo do Estado de São Paulo por meio da antiga Secretaria de Meio Ambiente (SMA). A liderança das atividades também contou com o apoio irrestrito da equipe e da diretoria do Instituto Embu de Sustentabilidade (IES).

O Parque integra uma reserva biológica que passou por situações complicadas ao longo dos anos como ocupações irregulares, desmatamento, retirada de saibro para utilização em aterros e derrubada e furto do cercamento. De acordo com o sócio diretor da MGA, Hércio Akimoto, "é um parque diferente, pois possui vegetação nativa preservada e permite que a população local acompanhe a recuperação de áreas degradadas. Foram necessários 13 anos de muito esforço e espera para que as portas do parque fossem abertas", ressalta.

De acordo com o Governo do Estado, algumas obras de infraestrutura ainda precisam ser realizadas, mas o poder público esta em busca de parcerias da iniciativa privada para concluí-las o quanto antes. Confira abaixo algumas ilustrações que compõe o Plano Diretor e de Diretrizes:

Parque Jequitibá Rua Sapucaí S/N, Bairro Gramado, de Cotia ou somente para pedestres pela Rua Savério Quadrio, n° 701, Parque Ipê - São Paulo - SP Aberto todos os dias das 8h às 17h Estacionamento gratuito

Plano Diretor do Parque Tizo (atual Parque Jequitibá) - Foto: Divulgação MGA
Plano Diretor do Parque Tizo (atual Parque Jequitibá) - Foto: Divulgação MGA

FIQUE POR DENTRO

Inscreva-se na nossa Newsletter e receba as principais notícias de mineração!

NOTÍCIAS RELACIONADAS

EXPOSIBRAM 2019

Os painéis discutiram sobre a segurança nas barragens, a reputação do setor frente à sociedade e apresentaram as principais projeções para crescimento
Ler Matéria

PROTOCOLO DIGITAL

ANM-SP realiza evento para esclarecer dúvidas sobre a plataforma digital que substituirá o protocolo físico em todo o país através do Login Único - acesso.gov.br
Ler Matéria

THE UNIVERSITY OF AKRON

Assessora de diretoria da MGA ganha bolsa para estudar nos EUA
Ler Matéria

TAXA ANUAL POR HECTARE (TAH) | JULHO DE 2019

Vence hoje (31/07) o prazo para pagamento da Taxa Anual por Hectare
Ler Matéria

FALE CONOSCO

ENDEREÇO

Rua Santa Cruz, 838

TELEFONE

(11) 5081-5454