SEMINÁRIO DE AGREGADOS 2019

Thaís Nunes - 07 novembro de 2019

Em 22 de outubro, a Associação Nacional de Entidades de Produtores de Agregados para Construção Civil (ANEPAC) e a Metso Brasil, promoveram juntas, a segunda edição do Seminário de Agregados que aconteceu no Hotel Bourbon, na Av. Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu algumas personalidades para debater novas soluções, tecnologias, dados econômicos e tendências para o mercado nacional de agregados.

Foto: Divulgação

O presidente da ANEPAC, Fernando Valverde, abriu o evento com um breve discurso agradecendo a presença de todos. Em seguida, Everson Cremonese da Metso Brasil apresentou um vídeo institucional em comemoração aos 100 anos de Metso Brasil. A primeira palestra foi realizada pelo executivo do Banco Bradesco, Thiago Coraucci Angelis, que apresentou um levantamento econômico com projeções para os principais setores da economia com ênfase na construção civil e no agronegócio. Ele se mostrou positivo em relação à recuperação do mercado e ressaltou que prevê a ampla redução das taxas de juros e o lançamento de políticas de privatização que tendem a estimular os investimentos externos.

Foto: Divulgação

O segundo palestrante foi Teco Medina, economista e apresentador da Rádio CBN, que completou os dados expostos por Thiago e trouxe um importante panorama da situação financeira do país fazendo elogios às políticas adotadas por Paulo Guedes, atual ministro da economia. Em seguida, Francisco Penço do Grupo Emal do Mato Grosso e Abel Fortaleza Filho da Britaminas de Goiás, explicaram o processo de implantação da remineralização de solos na Britaminas em Goiás. De acordo com eles, esse processo acontece por meio da junção do pó de rocha com microorganismos que juntos melhoram a qualidade do solo auxiliando assim na produção de alimentos mais saudáveis e sem adição de agrotóxicos. "O primeiro passo é acreditar. Se você não acreditar nada acontece", ressaltou Abel, administrador da Britaminas, o primeiro empreendimento especializado na comercialização do remineralizador.

Foto: Divulgação

O Walter Oliveira do departamento de fertilizantes da Metso Brasil também marcou presença no evento e explicou sobre a produção de granulação (material utilizado na remineralização). Segundo ele, a comercialização desses materiais podem reduzir significativamente os custos com fertilizantes organominerais. Além dele, também compareceram três empresários representantes do setor: Pedro Reginato, presidente da Concresul e da Sindibrita do Rio Grande do Sul; Antero Saraiva Júnior, presidente do Grupo Itaquareia e do Sindibrita de São Paulo e Luís Eulálio Moraes Terra, presidente da Embu S.A. Eles debateram sobre as projeções e tendências para o setor e ressaltaram que a economia está saindo de uma retração e isso refletirá drasticamente sobre a construção civil e, consequentemente, sobre o setor de agregados. Estima-se um crescimento econômico para os próximos anos, já que o Brasil se encontra atualmente no meio de uma escala em ascensão. Isso significa que os investimentos em infraestrutura tendem a aumentar. Participaram do evento cerca de 150 pessoas dentre estudantes, empresários, representantes de associações e entidades do setor.

FIQUE POR DENTRO

Inscreva-se na nossa Newsletter e receba as principais notícias de mineração!

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ASSEMBLEIA CONJUNTA

Entidades do Setor de Agregados realizam Assembléia Conjunta.
Ler Matéria

IMPORTÂNCIA DOS AGREGADOS NA ECONOMIA BRASILEIRA

Com base em pesquisas e estudos, entenda a relevância do setor de agregados para construção civil na economia brasileira!
Ler Matéria

PESQUISA MINERAL APLICADA AO MERCADO DE AGREGADOS

Na busca por maior produtividade a menor custo, a pesquisa mineral vem se mostrando uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da mineração de agregados.
Ler Matéria

MGA UTILIZA DRONE NOS SEUS TRABALHOS

Com o intuito de oferecer um diferencial a seus clientes, a MGA adquiriu recentemente um drone para obter dados mais precisos nos trabalhos de campo.
Ler Matéria

FALE CONOSCO

ENDEREÇO

Rua Santa Cruz, 838

TELEFONE

(11) 5081-5454