REUNIÃO NA DEFESA CIVIL

Thaís Nunes - 07 janeiro de 2020

A Defesa Civil do Governo do Estado de São Paulo convidou algumas instituições para uma reunião de alinhamento, em 17 de dezembro de 2019, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. O encontro foi organizado em função do encerramento dos projetos visando debater um conjunto de ações relacionadas à coleta de dados geológicos que possam auxiliar na classificação de risco e na organização tática dos incidentes georreferenciados. De acordo com Pablo Fernandez da Amavales, "foram entregues 16 projetos, sendo 9 relacionados ao mapeamento de áreas de risco e elaboração de planos de defesa civil".

Participantes da reunião de 17 de dezembro de 2019 (Foto: Divulgação)

Durante a reunião, os participantes discutiram formas de aprimorar a confiabilidade dos dados coletados, o aperfeiçoamento dos alertas à população e a criação de um catálogo de setorização de risco, de forma que ele se torne, posteriormente, uma ferramenta homogênea e facilite o planejamento tático das rotinas da Defesa Civil.

A reunião foi coordenada por Fernanda Rafaela L. de Moraes que solicitou a todos uma breve apresentação, contextualizou o motivo da reunião e os principais desafios da Defesa Civil atualmente. Em seguida, Tiago Antonelli, representante do Serviço Geológico do Brasil, apresentou os dados disponíveis no Geo Portal e explicou a mecânica da coleta e organização dos dados. Ele aproveitou a oportunidade para pesquisar algumas áreas de risco a fim de demonstrar o funcionamento da ferramenta. Os outros representantes também fizeram algumas considerações e comentaram sobre suas próprias plataformas.

Dentre as problemáticas apontadas estava a sincronização dos dados coletados e a padronização das informações, uma vez que cada instituição possui uma mecânica e um layout diferente. Também foi observado que cada instituição utiliza um atributo, logo a compilação das informações pode levar algum tempo. Assim, os participantes concordaram em adequar os dados, conforme os atributos elencados pela Defesa Civil, e disponibilizá-los assim que possível.

Compareceram representantes da Defesa Civil, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Associação dos Mineradores de Areia do Vale do Ribeira e Baixada Santista (AMAVALES), Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE).

FIQUE POR DENTRO

Inscreva-se na nossa Newsletter e receba as principais notícias de mineração!

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ASSEMBLEIA CONJUNTA

Entidades do Setor de Agregados realizam Assembléia Conjunta.
Ler Matéria

IMPORTÂNCIA DOS AGREGADOS NA ECONOMIA BRASILEIRA

Com base em pesquisas e estudos, entenda a relevância do setor de agregados para construção civil na economia brasileira!
Ler Matéria

PESQUISA MINERAL APLICADA AO MERCADO DE AGREGADOS

Na busca por maior produtividade a menor custo, a pesquisa mineral vem se mostrando uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da mineração de agregados.
Ler Matéria

MGA UTILIZA DRONE NOS SEUS TRABALHOS

Com o intuito de oferecer um diferencial a seus clientes, a MGA adquiriu recentemente um drone para obter dados mais precisos nos trabalhos de campo.
Ler Matéria

FALE CONOSCO

ENDEREÇO

Rua Santa Cruz, 838

TELEFONE

(11) 5081-5454