GUIA DE ORIENTAÇÕES

Thaís Nunes - 20 maio de 2020

Diante da classificação da mineração e da indústria da construção civil como atividades essenciais e do crescente aumento no número de casos do coronavírus no Brasil, é extremamente importante relembrar as orientações de prevenção e enfretamento, divulgadas pelo Ministério da Economia, em 14 de abril de 2020, através do Ofício Circular Sei nº 1247/2020. As medidas incluem orientações gerais aos empregadores e empregados em razão do cenário pandêmico e instável do país.

As orientações de caráter geral destacam a importância de criar informativos e/ou circulares internos, solicitando a colaboração de todos com relação à prevenção e explicando a forma correta de higienização das mãos, ambiente de trabalho, materiais de proteção e equipamentos. O primeiro tópico esclarece também como agir em caso de confirmação de contágio. Segundo o Ministério da Saúde, todos os colaboradores que tiveram contato com algum indivíduo contaminado devem ser identificados para evitar a propagação do vírus. Dentre os procedimentos também estão listados a restrição da entrada e saída, turnos diferenciados e a redução do contato pessoal.

Durante as refeições é proibido compartilhar utensílios como prato, copo, garfo e faca. É também obrigatório o distanciamento entre as mesas e cadeiras, assim como o controle de acesso e a limitação da quantidade de pessoas no refeitório e nas instalações da empresa. Vale ressaltar que no setor mineral é necessário atenção na utilização do álcool 70% ou álcool gel, tendo em vista que ambos são materiais inflamáveis. As orientações também estimulam a criação de uma comissão de crise para ser mantida enquanto houver a possibilidade de contaminação por coronavírus.

Para o transporte é indicado que as janelas permaneçam abertas dando prioridade a ventilação natural, limpeza regular dos assentos e do interior do veículo. Também é obrigatório a utilização de máscaras de proteção respiratória e, em caso de dúvida, a Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia disponibiliza ao cidadão o serviço de informações pela Central de Atendimento Alô Trabalho, com "ligação gratuita" pelo telefone 158. O horário de atendimento da Central é das 7 às 19 horas, de segunda-feira a sexta-feira, exceto nos feriados nacionais. Leia o Guia de Orientações completo Clicando Aqui.

FIQUE POR DENTRO

Inscreva-se na nossa Newsletter e receba as principais notícias de mineração!

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ASSEMBLEIA CONJUNTA

Entidades do Setor de Agregados realizam Assembléia Conjunta.
Ler Matéria

IMPORTÂNCIA DOS AGREGADOS NA ECONOMIA BRASILEIRA

Com base em pesquisas e estudos, entenda a relevância do setor de agregados para construção civil na economia brasileira!
Ler Matéria

PESQUISA MINERAL APLICADA AO MERCADO DE AGREGADOS

Na busca por maior produtividade a menor custo, a pesquisa mineral vem se mostrando uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da mineração de agregados.
Ler Matéria

MGA UTILIZA DRONE NOS SEUS TRABALHOS

Com o intuito de oferecer um diferencial a seus clientes, a MGA adquiriu recentemente um drone para obter dados mais precisos nos trabalhos de campo.
Ler Matéria

FALE CONOSCO

ENDEREÇO

Rua Santa Cruz, 838

TELEFONE

(11) 5081-5454