COORDENADORA DE PROJETOS DA MGA RECEBE TÍTULO DE ESPECIALISTA

Divulgação MGA - 16 março de 2021

A geóloga e coordenadora de projetos da MGA, Diana Ravagnolli, defendeu sua monografia, em 29 de janeiro de 2021, para conclusão do curso de Pós-graduação na modalidade EAD da UFPA - Universidade Federal do Pará, com o tema "Classificação de barragem de rejeito segundo a Categoria de Risco e Dano Potencial Associado e análise crítica de passagens da legislação atual de barragens".

O trabalho apresentou um levantamento da legislação brasileira em vigor, bem como uma ampla caracterização da área de estudo, a barragem de rejeito da empresa Territorial São Paulo Mineração Ltda, localizada no município de São Paulo, que serviu como "modelo" para as demais etapas do estudo, que demonstraram a classificação da estrutura segundo a Categoria de Risco (CRI) e o Dano Potencial Associado (DPA).

Foi realizada também, uma análise crítica dos critérios para enquadramento quanto ao Dano Potencial Associado e a efetividade do automonitoramento. Os apontamentos realizados indicaram dois resultados principais: a necessidade de refinamento na forma de classificação quanto à CRI e DPA e a urgência de uma participação ativa da Agência Nacional de Mineração (ANM) quando se trata de segurança de barragens.

Ao final, foi apresentada uma sugestão de estudo futuro que consiste no refinamento da atual classificação de barragens de rejeitos de mineração, para que sejam determinados parâmetros mais relevantes de forma que essa importância se reflita nos pesos atribuídos, partindo da premissa que existem barragens com características muito diversas no país.

A banca examinadora contou com a Profa.Me Gisele Yamanouth, orientadora da monografia, a Profa. Dra. Camila Nascimento Alves, como Examinadora Interna da Universidade Estadual do Pará, e a geóloga especialista em Geotecnia Lilian Pimentel Diniz, da empresa AngloGoldAshanti Brasil, como Examinadora Externa.

O trabalho, também acompanhado pela diretoria da MGA, foi bastante elogiado tanto pela relevância do assunto no cenário nacional quanto por sua qualidade e desenvolvimento, recebendo o conceito "Excelente" pela banca, sendo que a conclusão do curso na UFPA confere o título de especialista em Geologia de Minas e Técnicas em Lavra a Céu Aberto.

FIQUE POR DENTRO

Inscreva-se na nossa Newsletter e receba as principais notícias de mineração!

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CETESB-IE APROVA PROJETO ELABORADO PELA MULTIAMBIENTE

Mineração no Vale do Paraíba recebe Licença Prévia para ampliação da lavra de areia e argila
Ler Matéria

INVESTIR EM MINERAÇÃO VAI MUITO ALÉM DA RENTABILIDADE

A mineração está em desenvolvimento por um esforço conjunto, mas ainda é preciso paciência
Ler Matéria

PROJETO INICIADO NA DÉCADA DE 80 ENTRA EM OPERAÇÃO

Assessoria técnica MGA viabiliza mineração de areia e argila em Itatiba-SP
Ler Matéria

ROCHA ORNAMENTAL NO ESTADO DE SÃO PAULO

As rochas ornamentais têm potencial para impulsionar o desenvolvimento econômico e social de algumas regiões do Estado
Ler Matéria

FALE CONOSCO

ENDEREÇO

Rua Santa Cruz, 838

TELEFONE

(11) 5081-5454