22 DE MARÇO - Dia da Água é comemorado com plantio

Jornalista Luana Oliveira - 23 março de 2022

No último dia 21 de março, a Associação dos Mineradores de Areia do Vale do Ribeira — AMAVALES recebeu os alunos da Escola Adventista para realizar o plantio de mudas nativas numa área de mineração e conhecer os processos de extração e beneficiamento de areia realizados pelas empresas associadas à AMAVALES. Este evento faz parte da comemoração da 19ª Semana da Água promovida pelo Comitê da Bacia do Ribeira em parceria com instituições públicas e privadas.

O evento contou com cerca de 40 alunos do 7⁰ Ano do Ensino Fundamental II. Os estudantes participaram ativamente com perguntas sobre a mineração e sobre o processo de plantio das mudas na área da empresa. O biólogo da empresa, Ricardo Cordeiro de Paula, apresentou aos alunos a mineração, explicou o processo de extração de areia em leito de rio, a diferença entre areia fina, média, grossa e a importância da areia no nosso dia a dia. Realizou a visita até a margem do rio Ribeira de Iguape para mostrar o barco de dragagem e o cuidado da empresa com o rio e os peixes da região.

Durante o evento foi servido um lanche para os alunos. Foram levados para conhecerem o viveiro de mudas e realizaram um plantio com mais de 150 mudas nativas em um empreendimento minerário que está em processo de recuperação ambiental. Segundo o professor de ciências da escola Adventista, Enoque Cisterna dos Santos, os alunos irão realizar uma pesquisa e farão uma apresentação sobre os processos apresentados na visita “Mineração e Educação Ambiental será o tema da turma para as atividades realizadas na Semana do Meio Ambiente”.

Para o professor e o diretor disciplinar da escola, Alex Lopes, a experiência de uma aula diferenciada na mineração, constituí no importante recurso metodológico facilitador no ensino. “A educação ambiental é uma área do conhecimento Interdisciplinar que permite a reflexão em várias etapas tornando — se imprescindível na interpretação do cotidiano. É uma experiência importantíssima sobre as etapas do processo de mineração, tratamentos dos minérios, beneficiamento e pesquisas deste bem mineral. O plantio de mudas permite ao aluno que eles se sintam parte integrante da natureza e deve ser responsável por ela, gerando mudanças de comportamentos e comprometimento com as questões ambientais”.

Fotos: Luana Oliveira
Fotos: Luana Oliveira
Fotos: Luana Oliveira
Fotos: Luana Oliveira
Fotos: Luana Oliveira
Fotos: Luana Oliveira
Fotos: Luana Oliveira

FIQUE POR DENTRO

Inscreva-se na nossa Newsletter e receba as principais notícias de mineração!

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ASSEMBLEIA CONJUNTA

Entidades do Setor de Agregados realizam Assembléia Conjunta.
Ler Matéria

IMPORTÂNCIA DOS AGREGADOS NA ECONOMIA BRASILEIRA

Com base em pesquisas e estudos, entenda a relevância do setor de agregados para construção civil na economia brasileira!
Ler Matéria

PESQUISA MINERAL APLICADA AO MERCADO DE AGREGADOS

Na busca por maior produtividade a menor custo, a pesquisa mineral vem se mostrando uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da mineração de agregados.
Ler Matéria

MGA UTILIZA DRONE NOS SEUS TRABALHOS

Com o intuito de oferecer um diferencial a seus clientes, a MGA adquiriu recentemente um drone para obter dados mais precisos nos trabalhos de campo.
Ler Matéria

FALE CONOSCO

ENDEREÇO

Rua Santa Cruz, 838

TELEFONE

(11) 5081-5454