USP MINING TEAM NOS JOGOS DE MINERAÇÃO
A equipe apresentou, no dia 10 de março, os resultados da primeira competição internacional da Engenharia de Minas da USP
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Durante a terceira edição da reunião plenária do COMIN-FIESP – Comissão da Cadeia Produtiva de Mineração, Paulo Henrique Soares, do Comitê de Comunicação do IBRAM – Instituto Brasileiro de Mineração anunciou o lançamento do “ Portal da Mineração”. O site é uma iniciativa inédita para este seguimento e estreia no dia 31 deste mês. De acordo com Soares, “a ação propõe ampliar a visibilidade no setor mineral, melhorar a reputação do segmento junto à sociedade e ressaltar a importância desta categoria para economia nacional”.
A apresentação começou com um breve histórico do que é a atividade de mineração, quais são suas características, fatores históricos e a reputação negativa que está vinculada a exploração mineral. Segundo Paulo, “hoje a imagem que temos dos empreendimentos é que eles são de alto impacto [ambiental] e trazem mais malefícios do que qualquer tipo de benefício. O intuito do planejamento estratégico proposto pelo Comitê de Comunicação do IBRAM sugere pequenas mudanças, de dentro para fora, com intuito de alterar o estereótipo sobre esta atividade”.
Posteriormente, ele abrangeu assuntos como: planejamento estratégico com o intuito de melhorar a reputação das minerações depois da quebra da barragem da Samarco, empresa responsável por um dos maiores desastres ambientais da atualidade; a importância deste segmento para economia brasileira e a ressignificação da atividade mineral no setor. “O acidente da Samarco foi precursor do primeiro passo rumo à ressignificação da imagem das minerações. Precisamos falar de mineração”, afirmou Paulo durante a apresentação.
O planejamento estratégico prevê diversas diretrizes e conta com a colaboração das minerações, empreendedores, órgãos e entidades para fomentar as informações que serão vinculadas no portal. Já o plano de ação comunicacional inclui: interação e promoção do orgulho em ser minerador com parceria do Ministério de Minas de Energia; intercambio da atividade através da linguagem artística, venda de selos das cidades mineradoras, ampla divulgação da Exposibram, transmissão ao vivo da feira via rádio e parceria com o jogo Minecraft, já que o mesmo partilha do principio básico de minerar.
Além disso, a ideia é tornar o setor cada dia mais unido através do portal que pretende também incluir a agenda do setor mineral com eventos em todo o país. Após a apresentação do plano comunicacional preparado por Paulo Henrique todos os participantes da 3º Reunião Plenária do COMIN-FIESP o parabenizaram pela iniciativa e o diretor do IBRAM e Superintendente da empresa Embu SA, Luiz Eulálio de Moraes, fechou a apresentação dizendo: “multiplicar o conhecimento é a principal mensagem”.
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