ANM ALTERA SIGILO DOS PROCESSOS
Qualquer interessado poderá consultar dados e informações juntadas aos processos minerários
Ler Matéria
A Divisão da Cadeia Produtiva da Mineração (Comin) do Departamento da Indústria da Construção e Mineração (Deconcic-Fiesp) promoveu a primeira reunião ordinária do ano, em 4 de fevereiro, na sede da empresa, na cidade de São Paulo e anunciou que o Comin foi convidado pelo secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, Marcos Penido, para integrar o Grupo de Trabalho (GT) criado para recomendar medidas e melhorias no tratamento de rejeitos e na segurança das barragens.
O encontro reuniu representantes de entidades da mineração paulista para debater os principais assuntos pertinentes à situação atual do setor e a repercussão do rompimento da barragem da Mina do Feijão, em Brumadinho (MG), no setor mineral paulista. A reunião foi aberta pelo diretor do Comin, Eduardo Rodrigues Machado Luz, lamentando o rompimento da barragem na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Em seguida, Eduardo pontuou que a partir disso, mudanças bruscas virão pela gravidade do assunto e pela necessidade de evitar que desastres semelhantes aconteçam no Estado de São Paulo. “Precisamos agir com seriedade e pensar em cada detalhe para evitar que um problema desses ocorra no Estado de São Paulo”, afirmou Carlos Eduardo Auricchio, diretor titular do Deconcic, durante o encontro.
O Grupo de Trabalho sobre barragens nasceu após o rompimento da barragem de Mariana, no subdistrito de Bento Rodrigues, Minas Gerais, em novembro de 2015. Criado pela Secretaria Estadual de Energia e Mineração (SEEM) visando minimizar os riscos de barragens de mineração e da indústria de transformação mineral. Além da SEEM, ele contou com coordenação de José Jaime Sznelwar e da Subsecretaria de Mineração.
De acordo com Luiz Eulálio, diretor adjunto do Deconcic, o trabalho sobre barragens apresentado há quatro anos servirá de base para o novo grupo que contará com a presença de representantes da Agência Nacional de Mineração (ANM), Agência Nacional de Águas (Ana), e Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Universidade de São Paulo (USP), Instituto Geológico (IG), Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Defesa Civil, Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e do Comin que será representado pelo engenheiro e diretor do Deconcic, Daniel Debiazzi.
Qualquer interessado poderá consultar dados e informações juntadas aos processos minerários
Ler Matéria
O objetivo é comparar dados e aumentar a fiscalização do setor mineral
Ler Matéria
A data foi celebrada entre amigos, colaboradores e parceiros da empresa
Ler Matéria
A ANM começa a receber o Relatório Anual de Lavra – ano base 2018
Ler Matéria