ASSEMBLEIA CONJUNTA
Entidades do Setor de Agregados realizam Assembléia Conjunta.
Ler Matéria
A quantificação do volume das pilhas de minério e rejeito é uma etapa fundamental para o planejamento das atividades de um empreendimento minerário, uma vez que fornece informações importantes para sua gestão e otimização das operações de extração mineral e beneficiamento.
Com o avanço da tecnologia e das ferramentas oferecidas pelos VANTs - Veículos Aéreos não Tripulados, os chamados drones, têm-se adotado essas aeronaves, também, para realização dos cálculos de volume das pilhas dispostas nas mineradoras.
Um dos principais benefícios da utilização dos drones comparado a outras técnicas é a rapidez na obtenção dos dados. Enquanto os métodos tradicionais demandariam muitas etapas em campo e um tempo maior para execução do levantamento, o uso das aeronaves não tripuladas permite que a obtenção das informações geoespaciais seja realizada de forma bem mais rápida e prática.
Outro ponto positivo que os drones oferecem é precisão dos produtos gerados. Em uma etapa posterior ao levantamento aéreo, é realizado o processamento dos dados e correção do georreferenciamento a partir de pontos de controle, onde a precisão de seus produtos pode atingir um intervalo de poucos centímetros. Além disso, com os algoritmos presentes nos softwares que realizam o processamento das imagens e dados, é possível gerar modelos tridimensionais (3D).
Com a capacitação de sua equipe técnica e visando atender as demandas das empresas que atuam no setor de mineração, a MGA - Mineração e Geologia Aplicada Ltda. tem se especializado na realização dos levantamentos aéreos com as aeronaves não tripuladas e nas etapas posteriores de processamento dos dados para confecção dos modelos tridimensionais e cálculos volumétricos.
Nestas últimas semanas, visitamos uma mineradora de areia localizada no município de Igarapava-SP com o objetivo de quantificar os volumes das pilhas presentes no empreendimento. Com os dados obtidos no levantamento aéreo, geramos o modelo 3D da mineração e realizamos os cálculos volumétricos desejados. Abaixo, seguem algumas imagens do modelo tridimensional do empreendimento, com destaque para as pilhas que estão dispostas no pátio da empresa.
Entidades do Setor de Agregados realizam Assembléia Conjunta.
Ler Matéria
Com base em pesquisas e estudos, entenda a relevância do setor de agregados para construção civil na economia brasileira!
Ler Matéria
Na busca por maior produtividade a menor custo, a pesquisa mineral vem se mostrando uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da mineração de agregados.
Ler Matéria
Com o intuito de oferecer um diferencial a seus clientes, a MGA adquiriu recentemente um drone para obter dados mais precisos nos trabalhos de campo.
Ler Matéria