MINERAÇÃO: Drones são utilizados para cálculo volumétrico das pilhas e modelamento tridimensional

Divulgação MGA - 15 junho de 2023

A quantificação do volume das pilhas de minério e rejeito é uma etapa fundamental para o planejamento das atividades de um empreendimento minerário, uma vez que fornece informações importantes para sua gestão e otimização das operações de extração mineral e beneficiamento.

 

Com o avanço da tecnologia e das ferramentas oferecidas pelos VANTs - Veículos Aéreos não Tripulados, os chamados drones, têm-se adotado essas aeronaves, também, para realização dos cálculos de volume das pilhas dispostas nas mineradoras.

 

Um dos principais benefícios da utilização dos drones comparado a outras técnicas é a rapidez na obtenção dos dados. Enquanto os métodos tradicionais demandariam muitas etapas em campo e um tempo maior para execução do levantamento, o uso das aeronaves não tripuladas permite que a obtenção das informações geoespaciais seja realizada de forma bem mais rápida e prática.

 

Outro ponto positivo que os drones oferecem é precisão dos produtos gerados. Em uma etapa posterior ao levantamento aéreo, é realizado o processamento dos dados e correção do georreferenciamento a partir de pontos de controle, onde a precisão de seus produtos pode atingir um intervalo de poucos centímetros. Além disso, com os algoritmos presentes nos softwares que realizam o processamento das imagens e dados, é possível gerar modelos tridimensionais (3D).

 

Com a capacitação de sua equipe técnica e visando atender as demandas das empresas que atuam no setor de mineração, a MGA - Mineração e Geologia Aplicada Ltda. tem se especializado na realização dos levantamentos aéreos com as aeronaves não tripuladas e nas etapas posteriores de processamento dos dados para confecção dos modelos tridimensionais e cálculos volumétricos.

 

Nestas últimas semanas, visitamos uma mineradora de areia localizada no município de Igarapava-SP com o objetivo de quantificar os volumes das pilhas presentes no empreendimento. Com os dados obtidos no levantamento aéreo, geramos o modelo 3D da mineração e realizamos os cálculos volumétricos desejados. Abaixo, seguem algumas imagens do modelo tridimensional do empreendimento, com destaque para as pilhas que estão dispostas no pátio da empresa.

 

Foto: Divulgação MGA

 

Foto: Divulgação MGA

 

Foto: Divulgação MGA

 

FIQUE POR DENTRO

Inscreva-se na nossa Newsletter e receba as principais notícias de mineração!

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ASSEMBLEIA CONJUNTA

Entidades do Setor de Agregados realizam Assembléia Conjunta.
Ler Matéria

IMPORTÂNCIA DOS AGREGADOS NA ECONOMIA BRASILEIRA

Com base em pesquisas e estudos, entenda a relevância do setor de agregados para construção civil na economia brasileira!
Ler Matéria

PESQUISA MINERAL APLICADA AO MERCADO DE AGREGADOS

Na busca por maior produtividade a menor custo, a pesquisa mineral vem se mostrando uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da mineração de agregados.
Ler Matéria

MGA UTILIZA DRONE NOS SEUS TRABALHOS

Com o intuito de oferecer um diferencial a seus clientes, a MGA adquiriu recentemente um drone para obter dados mais precisos nos trabalhos de campo.
Ler Matéria

FALE CONOSCO


ENDEREÇO

Rua Santa Cruz, 838

TELEFONE

(11) 5081-5454