IGc – USP CELEBRA 95º ANIVERSÁRIO DE SETEMBRINO PETRI
O evento foi patrocinado pela MGA em parceria com os professores da USP
Ler Matéria
A 17ª edição da Exposição Internacional de Mineração (Exposibram), evento que aconteceu entre os dias 18 e 21 de setembro, em Belo Horizonte, Minas Gerais, teve como tema “Um Olhar sobre o Futuro da Mineração”. O assunto é de extrema importância já que o setor representa aproximadamente 6% do Produto Interno Bruto (PIB) e está passando por mudanças bruscas por meio da medida provisória (MP) 791/2017.
Considerando que é impossível falar sobre futuro sem falar de tecnologia, a Internet das Coisas (IoT, do inglês), também foi assunto no evento. O termo foi criado pelo especialista britânico Kevin Ashton, do Instituto de Tecnologia de Massachusettsch (MIT), nos Estados Unidos, em 1999, e procura conectar objetos do nosso mundo físico com sistemas digitais.
A Internet das Coisas (loT) tem como um de seus objetivos ocupar todos os setores da indústria, incluindo o setor mineral afim de conectar os sistemas de TI aos sistema de operação de cada segmento. Para Constantino Seixas Filho, diretor geral da Accenture e palestrante do evento, a EXPOSIBRAM é o fórum ideal para debater as inovações e as necessidades da indústria de mineração. "É o momento de discutir como agilizar a modernização do processo produtivo, buscando aumento de eficiência e de competitividade das empresas brasileiras. A Industry X.0, nome dado pela Accenture para a reinvenção digital da indústria, se coloca como uma solução para diversos problemas desse segmento, mas o tema ainda precisa ser melhor disseminado. É imensa a desinformação sobre o potencial das novas tecnologias".
Palestrante no painel "A Digitalização Iminente e a Internet das Coisas na Mineração", Constantino acredita que o evento é uma oportunidade para mostrar a todos os visitantes presentes que há caminhos viáveis quando o assunto é tecnologia e que outras empresas já estão trilhando.
A MGA está ciente das demandas de inovação e permanece buscando formas de trazer novas tecnologias aos seus clientes, um exemplo disso é o novo site da empresa que possibilita aos seus clientes o serviço de acompanhamento de processos digital através da área do cliente e a aquisição do drone para otimizar as atividades de monitoramento em áreas de TCRA, APP, Reserva Legal, bota-fora e tanques de decantação.
O evento levantou questões importantes para o setor levando em consideração o contexto político e socioeconômico global, bem como as perspectivas dos negócios da indústria mineral para as próximas décadas. Para mais informações e para programação completa acesse: www.exposibram.org.br
O evento foi patrocinado pela MGA em parceria com os professores da USP
Ler Matéria
Lançado pela Editora Chiado a obra trata temas relevantes do agronegócio e da responsabilidade administrativa ambiental
Ler Matéria
Destaques incluem nomeação de novo secretário executivo e a preocupação do setor produtivo na obtenção da manifestação do IPHAN no processo de licenciamento ambiental
Ler Matéria
Wagner Bornal ministrou apresentação abordando os procedimentos no IPHAN para o Licenciamento Ambiental. O encontro ocorreu no novo endereço da Multiambiente
Ler Matéria